Olha a voltaaaaaaaaaa....é mentiraaaaaaaa

Buenas, buenas, buenas. Olha quem voltou...éééééé, nós voltamos (pra variar, não acredite nunca nisso). Depois de um longo tempo de estiagem, voltamos, junto com a chuva na cidade cinza de concreto. Imagino que vossos estomagos já devam estar secos como o ar da Capital, sedentos por uma comidinha saborosa. Então, nesse longo tempo em que me ausentei, eu perdi um pouco do medo da panela de pressão, e agora já utilizo mais esse instrumento peligroso. E pra provar que perdi um pouco desse medo, uma receita feita na panela de pressão, uma deliciosa CARNE NA CERVEJA PRETA, receita roubada na cara dura da minha amiga Dona Benta Luiza (com adaptações) e que virou um curinga na cozinha lá de casa.

CARNE NA CERVEJA PRETA
Nível de dificuldade: Jaspion
Nível de perigo: risco de queimadura, risco de corte, risco de explosão, risco de morte
Tempo de execução: 40 minutos

INGREDIENTES
500 gramas de alcatra ou de patinho em cubos médios (pede pro açougueiro cortar, já que tu não deve ter noção do que seja um cubo médio, ou caso sua faca não esteja amolada, ou se estiver com preguiça mesmo)
Azeite
1 cebola picadinha
3 dentes de alho
1 lata de cerveja preta
1 lata de pomarola
1 pacote de creme ou sopa de cebola
Cheiro verde picadinho

UTENSÍLIOS
Panela de pressão
Colher de pau
Travessa

MODO DE PREPARO
Então, tu começa ligando o fogo, e botando a panela pra aquecer. Coloque o azeite e frite a cebola e o alho. Acrescente a carne, o sal e a pimenta, e dê uma fritadinha. Despeje a cerveja, a lata de pomarola e o creme/sopa de cebola. Feche a panela, e quando a bicha começar a soltar fumaça parecendo um dragão, é porque pegou pressão, aí é baixar o fogo e contar uns 20, 25, 30 minutos. Depois desse tempo, vem o momento crítico da parada. Você retira a panela do fogo, coloca ela embaixo de uma torneira, e deixe até ela parar de chiar. Quando ela parar de chiar, destrave aquela alcinha do cabo. Pegue um rodo, se esconda atras de uma parede (um escudo do esquadrão anti bomba protegeria mais, mas eu duvido que você tenha um em casa), e, segurando a ponta do rodo, bata na tampa da panela até que ela caia dentro. Voilá, mermão. Agora é só verificar se a carne cozinhou bastante, transferir tudo pra uma travessa e salpicar o cheiro verde por cima.

CURIOSIDADE

A curiosidade matou o gato....
+
=


3 comentários:

Anônimo disse...

Panela de pressão: eu tenho medo.
Há possibilidades de fazer esse delicioso prato de outra forma?

Anônimo disse...

isso, faco desta minha pergunta tbm, gostaria muito de tentar a receita mas nao tenho coragem de usar penelas de pressao

Chef disse...

Então cambada, rola sim, só que vai demorar um pouco mais. E seria mais conveniente usar uma carne mais macia. Se tiverem uma panela de barro, ou de ferro, que seriam próprias para cozidos, facilita ainda mais o serviço. Salut