Famintos de todo o mundo, uni-vos. É com essa frase daquele famoso livro de auto-ajuda que iniciaremos o dia de hoje. Digo isso porque a receita culinária que será postada hoje é de um amigo cearense, que vem nos brindar com essa deliciosa iguaria da sua terra natal. Eu lhes apresento e os deixo a partir de agora, com o grande Chef Chiquinho, ou Emo Efusivo.
Vamos lá, chegou a vez da farofinha. Isso mesmo, aquele complemento crocante que pode levar os mais diversos tipos de ingredientes e acompanhar mil e um pratos. No entanto, como se trata aqui de uma introdução à prática culinária, vamos começar com uma farofa menos complexa, para que você possa desfrutar sem maiores ônus dessa maravilhosa iguaria. Se você pensou na farofinha de ovos mexidos, errou. Estamos falando aqui do manjar dos deuses: a farofinha amarela de óleo. Simplesmente uma delícia. Vamos lá.
FAROFINHA
Nível de dificuldade: Johnny bravo
Nível de perigo: risco de queimadura
Tempo de execução: 8 a 10 minutos
INGREDIENTES:
500 g de farinha de mandioca (essa quantidade varia, logicamente, com o seu número de convidados inconvenientes daquele fim de noite e da quantidade que você deseja que sobre para o almoço do dia seguinte).
3 colheres de óleo
Sal a gosto.
UTENSÍLIOS:
Frigideira
Colher de pau
MODO DE PREPARO:
Ingredientes e utensílios nas mãos, é hora do preparo. Pegue uma frigideira e ponha em fogo brando, essa parte do preparo é fundamental para a textura e o sabor de torradinho que a farinha deve adquirir, 3 minutos com a frigideira esquentando já é suficiente. Abra o saco de farinha (afinal, o odor da fumaça de plástico queimado, além de não ser agradável ao seu refinado olfato, é tóxico) despeje-a com cuidado para que não espalhe o santo graal pela cozinha, o que além de ser um pecado, pode lhe causar aborrecimentos se estiver andando descalço na cozinha. Bem, farinha na frigideira o próximo passo é pegar as 3 colheres de óleo e espalhar por toda a farinha. Mexa bem até que esta atinja um tom amarelo pôr do sol. Sete minutos depois, quem diria? Temos uma crocante e deliciosa farofinha para quatro pessoas, que pode ser acompanhada de duas doses daquela aguardente que você guarda só para essas ocasiões.
CURIOSIDADE:
Você sabia que a mandioca faz parte do Reino Plantae e que possui uma casca fina na cor marrom, sendo que a parte interna é branca?
Café da manhã, almoço, lanche e janta do meu amigo Emo.
2 comentários:
hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...
Que que é isso, uma receita um tanto, prazerosa, um tanto curiosa, um tanto poderosa... enfim, palmas e assovios a farofinha amarela ... uma iguaria requintada e saborosa do nosso querido Chiquinho.
Sem mais demoras, Abraços aos meus caros colegas universitários.
Dissolvi! ( Fuiii! )
Cássio Soares
Postar um comentário