Sexta feira é dia de feijoada....em quase todos os lugares


Bom dia, amigos famintos, aqui estamos mais uma vez, para mais um dia de incursão na maravilhosa arte de cozinhar. Depois de dois dias comendo ovo, vocês já devem estar sedentos por uma receita diferente. Sexta feira, dia de feijoada, sua boca deve estar aguando. E eis que eu tiro da cartola (ou da cloaca da galinha) mais uma receita com ovo. Se você ainda não abandonou o blog, deve estar me xingando. Mas a sugestão do Chef para o dia de hoje é uma coisa totalmente diferente daquilo que você já preparou. Estamos falando do prato mais nobre preparado com ovos: o OMELETE. Um omelete bem preparado e temperado pode até ser consumido sem nenhum acompanhamento, saciando sua fome. Vamos passar logo à receita, porque, afinal, hoje é sexta feira, e enquanto você vai ficar aí se matando pra fazer essa nobreza de comida, eu vou comer uma deliciosa feijoada, me acabando em torresmo, couve, carne seca, paio, e tudo o mais a que tenho direito. Ps: não fique triste, omelete também é gostoso.

OMELETE
Nível de dificuldade: Jaspion
Nível de perigo: risco de queimadura
Tempo de execução: 20 a 30 minutos

INGREDIENTES:
2 ou 3 ovos
Metade de uma cebola em cubos
Metade de um tomate em cubos
Presunto e queijo cortado em cubos ou tiras
Queijo ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
Cebolinha
Azeitonas sem caroço
Manteiga

UTENSÍLIOS:
Frigideira (vai ter que lavar aquela que tu sujou ontem fritando o ovo)
Batedor de ovos (no caso de você morar com sua mãe) ou garfo mesmo (no caso de você morar sozinho, pois duvido que tu tenha pensando em comprar um batedor de ovos. Aliás, quando você foi comprar o abridor de garrafa, o batedor estava do lado)
Prato fundo
Escumadeira ou espátula

MODO DE PREPARO:
Quebre os ovos dentro do prato e bata levemente com o batedor ou garfo, até formar uma massa homogênea. Misture os demais ingredientes (com exceção da manteiga) aos ovos batidos e bata mais um pouco para misturá-los. Acenda o fogo na temperatura baixa e derreta a manteiga. Despeje toda aquela gosma do prato na frigideira de modo que ele se espalhe igualmente. Tampe e esqueça. Ou não, como você é iniciante, fique do lado, levantando a tampa de vez em quando pra não queimar. Vire-o com a ajuda da escumadeira e deixe fritar do outro lado. Quando fritar, apague o fogo, retire o seu omelete da frigideira e disponha-o sobre um prato, dobrando ao meio. Mermão, provavelmente tu tem qualquer coisa no prato, menos um omelete. Mas não desista, continue treinando, tentando, um dia você chega lá. E quanto a isso aí que tem no teu prato, acho que dá pra comer sim, não se preocupe.

CURIOSIDADES
Você sabia que não dá pra fazer omeletes sem quebrar os ovos?


Ps: você deve estar se perguntando: "Cadê as tais ilustrações que ele tinha prometido?". E eu vos respondo: Tu acreditou mesmo, foi? Menino ingênuo. Não tem imagens das receitas, mas tem umas figuras aí pelo blog.

3 comentários:

Francisco Pigrizya disse...

FARINHA, FARINHA FARINHA!!!

Anônimo disse...

Queria saber se o queijo cortado em rodelas tb pode ser usado??

Anônimo disse...

pode ser usado em rodelas, cubinhos, triangulos, cones, da forma que melhor lhe apetecer...